Robótica uma pequena introdução

Mágica, é como podemos classificar a Robótica, área que evolui a passos largos a cada dia

Sony Qrio
Sony Qrio

Bom pessoal hoje vou continuar a falar um pouco sobre o tema Robótica que iniciei essa semana com o post sobre o Lego Mindstorms colocando aqui uma pequena introdução e conceitos básicos sobre o tema

O termo Robô surgiu na peça “R.U.R” de 1921 do escritor checo Karel Capek e vem do termo checo “robota” que significa trabalho forçado, nesse contexto os robôs eram escravos criados para satisfazer a vontade dos homens,seus criadores.

Já o termo robótica foi cunhado inicialmente na história “Rundaround” de 1942 escrita por Isaac Asimov escritor nascido na Russia e famoso por suas obras sempre ligadas a tecnologia. Também foi o responsável por introduzir o termo cérebro positrônico que é o “precursor” do microprocessador.

As 3 leis da robótica
Essas leis foram apresentadas no livro Eu Robô de Assimov e até hoje se mantêm como um norte para a área e são

Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal.
Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Evolução da Robótica

Robô Unimate
Robô Unimate

1968-1969 : Kawasaki licença os robôs hidráulicos projetados pela Unimation e inicia a produção no Japão.

1969: Na universidade de Stanford um braço robô é desenvolvido e se transforma em um padrão para projetos de pesquisa, o mesmo é impulsionado eltricamente e controlado por um computador, torna-se conhecido como o braço de Stanford.

1973: Milacron T3 – O primeiro robô manipulador industrial controlado por um minicomputador é desenvolvido por Richard Hohn. Diversas linguagens de programação para robôs surgem, como WAVE e AL.

Década de 80 – Acontece o maior crescimento de manipuladores industriais, alimentado principalmente pelo aumento da qualidade e a diminuição do ciclo de vida da indústria automobilística.

1982– Robótica é reconhecida como tecnologia estratégica pela Organisation for Economic Cooperation and Development.

Década de 1990 – Vêm as aplicações de robôs se expandindo para a industria de serviços e é dado início do uso doméstico.

Século XXI – Diversas novas aplicações para robôs surgem todos os dias. Novas empresas são criadas e se fundem. Pesquisa com ênfase em humanóides.

Essa foi uma breve introdução ao assunto Robótica, na quarta que vem irei falar um pouco mais sobre o uso de robôs na automação industrial!

Gostou? Não gostou? comente abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *