O uso da robótica na automação industrial

Saiba um pouco mais sobre o uso da Robótica na automação industrial

Bom pessoal continuando como prometido a série de posts (1) (2) sobre o tema Robótica quero falar pra vocês hoje sobre a utilização destas maquinas na automação industrial.

Exemplo de automação industrial
Exemplo de automação industrial

O que é a Automação Industrial?

A área de conhecimento que trata da aplicação de equipamentos e técnicas específicas em uma determinada máquina ou processo industrial com o objetivo de aumentar sua eficiência e/ou reduzir a interação humana no mesmo, automatizando as tarefas repetitivas.

O termo automação, do latim, Automatus, significa mover-se por si, e é utilizado nos processos industriais com o objetivo de atingir os mesmos objetivos com menor custo, mais segurança e ainda reduzir o esforço ou interferência humana sobre o processo ou a máquina.

Entre os equipamentos utilizados na área temos: computadores, controladores lógicos programáveis (CLP, CNC, SDCDs); robôs, manipuladores e atuadores.  Estes equipamentos em alguns casos, substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar.

Exemplo de automação

Tipos de automação

A automação pode ser classificada em 3 tipos, como você pode ver abaixo:

Automação Fixa – É utilizada quando o volume de produção é muito alto, pois utiliza equipamentos projetados para produção de produtos com alta velocidade e baixo ou nenhum nível de customização reduzindo desta maneira o custo individual por produto produzido.

Este tipo de automação possui uma grande parcela de risco envolvida, pois se a demanda pelo produto não for a esperada corre-se o risco de toda uma linha de produção se torna inútil ou obsoleta uma vez que foi projetada sob medida para tal produto.

Automação Programável– É utilizada quando o volume de produção é relativamente pequeno, pois possui maior flexibilidade e pode se adaptar de certa forma a produção de diversos produtos diferentes e tem sua programação orientada a produção de lotes de um produto.

Automação Flexível – É usada quando o volume de produção é mediano. Utiliza uma série de estações de trabalho conectadas por equipamentos de manipulação de materiais. Um computador central roteia e controla a produção de diferentes produtos. Possibilita a produção de diferentes produtos ao mesmo tempo. Possui características da automação Fixa e Programável.

É isso pessoal, essa foi uma pequena introdução sobre o tema automação, caso vocês tenham curiosidade deem uma olhada nos vídeos do post que mostram alguns exemplos da automação e robótica em ação, até a próxima semana quando vou trazer para vocês mais detalhes sobre os robôs que compõem os processos de automação suas classificações e usos.

Fábrica da Coca Cola

Na quarta feira que vem vou continuar com esta série de posts sobre robótica e o seu uso em nosso dia a dia.

Gostou? Não? Comente abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *