Os aplicativos móveis na indústria 4.0

A indústria vem passando por uma revolução sob os conceitos de Indústria 4.0, e os aplicativos móveis tem um papel fundamental nessa transformação.

Os aplicativos móveis já fazem parte do dia a dia dos consumidores a quase uma década, no varejo eles foram adotados em larga escala nos últimos anos, basta olhar a revolução que passou o mercado de delivery, tenho certeza que você não liga para um restaurante ou para uma central de taxi a muito tempo… E agora chegou a vez da indústria adotar os aplicativos móveis em larga escala, por isso separei algumas aplicações que podem fazer a sua indústria entrar nessa nova era.

COMUNICAÇÃO

Não temos como falar de Tecnologia da Informação sem falar de Comunicação, (daí a sigla TIC), é inegável a agilidade da comunicação através de dispositivos móveis, seja através de mensagens de texto, de áudio ou de vídeo.

Através de aplicativos de comunicação criados especificamente para sua indústria você consegue disponibilizar a informação e o acesso as pessoas certas no momento certo, o que facilita a circulação de informação baseada nas “policies” corretas de acesso a informação ajudando nas questões de compliance.

REDUÇÃO NO USO DE PAPEL

A digitalização da informação é um desafio das indústrias que busca ser mais sustentáveis e inteligentes, pois através do preenchimento de check-lists e formulários de chão de fábrica em dispositivos conectados as informações podem ser disponibilizadas em tempo real para os gestores facilitando o processo de monitoramento e tomada de decisão.

E tudo isso ainda acontece com ganho de produtividade tendo em vista que o preenchimento digital é muito mais ágil que o analógico e elimina o retrabalho de input e consolidação posterior de dados, gerando assim economia no processo.

MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL E EQUIPAMENTOS

Uma das grande possibilidades disponíveis com o uso de aplicativos e também área de grande atuação de nossas soluções esta na geo-localização, através do uso correto do posicionamento a indústria que normalmente apresenta: grande área de trabalho, número grande de colaboradores e de deslocamentos pode realizar o tracking em tempo real da equipe, de materiais e de equipamentos.

Tendo estas informações em mãos os gestores conseguem em tempo real analisar o fluxo de pessoal e material na planta podendo tomar ações corretivas se necessário.

Além dos aplicativos, esse tracking pode ser realizado através dos Beacons Bluetooth ou da utilização de etiquetas e leitores RFID.

CONTROLE DE CUSTOS E TIMESHEET

Um dos desafios da indústria é entender quanto tempo foi despendido e quantas pessoas foram envolvidas na produção de uma peça, através de aplicações de Timesheet é possível realizar este controle de forma simples e com resultados exatos e em tempo real através do cruzamento de informações de policiamento do usuário.

Essas são apenas algumas possibilidades da utilização de aplicativos móveis dentro do paradigma da Indústria 4.0, para saber mais sobre o assunto e discutir as possibilidades de implantação em sua empresa vamos marcar uma reunião e conversar.

Até a próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *