3 dicas para o seu projeto de aplicativo não falhar

Eu venho participando diretamente do desenvolvimento de sites sistemas e aplicativos de forma constante nos últimos 12 anos, e mais intensamente nos últimos 18 meses desde que fundei a Alphacode, empresa especialista nesse tipo de projeto, e baseado na observação e participação em mais de 150 projetos nesse período cerca de 20 no último ano, gostaria de compartilhar com você algumas dicas que podem aumentar a chance de sucesso do seu projeto.

1 – Tenha um escopo claro

Grande parte da frustração em um projeto de desenvolvimento, eu diria que mais de 80%, acontece justamente devido a falta de um escopo claro que defina o real objetivo do projeto / aplicativo.

De maneira geral os responsáveis pela contratação do projeto na ânsia de lançar algo no mercado não dedicam a devida atenção a essa tarefa e não raro tentam iniciar o desenvolvimento do projeto apenas com base no que tem na cabeça no campo das idéia, sem antes colocar no papel.

A dica aqui é, esqueça a tecnologia, frameworks, metodologias etc… Defina o seu projeto textualmente, o que ele faz? Quais problemas resolve? Quais são os tipos de usuários? Como será acessado? Responda essas perguntas e parta para a construção da arquitetura / wireframe /ux / design, antes de pensar na primeira linha de código.

Na minha opinião a definição de um escopo bem definido é: um projeto onde no dia 1 de desenvolvimento é possível dizer, quantas telas o sistema/aplicativo terá e com quais funcionalidades.

2 – Foque em resolver problemas reais

Por mais óbvia que essa dica pareça não tem sido raro me deparar com idéias / soluções que resolvem problemas que simplesmente não existem, ou seja resolvem “não-problemas”, apenas para exemplificar.

Digamos que você esta criando um projeto que ira conectar pessoas para aluguel de imóveis, algo como o AirBnB ou similar, ah menos que seu modelo de faturamento esteja em cobrar uma comissão neste processo você não precisa se preocupar em fazer um sistema completo de e-mail para que as duas partes conversem por que elas simplesmente irão utilizar o WhatsApp ou outro Messenger pra fazer isso em 90% dos casos.

Foque em refinar o seu mecanismo de busca e avaliação para que o seu usuário encontre a melhor oferta possível, e deixe o meio de comunicação para quem se propôs a ser um meio de comunicação.

Esse é apenas um exemplo, mas a mesma idéia vale para verias outras questões que o seu aplicativo não precisa resolver, simplesmente por que já estão resolvidas.

3 – Mantenha a coisa simples

Esta é a principal e mais difícil dica a ser seguida, boa parte dos líderes de projeto de sistemas e aplicativos se tornam o que eu chamo de viciados em funcionalidades.

Não raro um projeto que começou com uma ideia em poucos meses se transforma em um mini Frankenstein que não sabe mais a sua real função e que ganha freneticamente sub-menus, dentro de sub-menus, simplesmente por que o líder de projeto quer atender a todas as possíveis utilizações da ferramenta.

Baseado em meu próprio acompanhamento e medição de diversos projetos que participei posso garantir, mais de 50% das funcionalidades implementadas no projeto são utilizadas por menos de 1% dos usuários ou nunca são utilizadas.

Sabe, aqueles 120 relatórios indispensáveis que levaram meses para serem feitos, a grande maioria nunca será acessada.

Concluindo

Nada do que eu coloquei aqui é uma regra ou verdade absoluta, são apenas dicas baseadas na experiência que tive em mais de 150 projetos que participei nas áreas de sistemas, aplicativos, e-commerce, games, redes sociais entre outros e que acho que vale a pena você considerar se esta pensando em iniciar um projeto de tecnologia.

…………………………………………………………………………………………………………………………..

Formado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Nove de Julho, Processos Gerenciais pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA com ênfase em Engenharia de Software SOA pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) Rafael Franco é sócio e fundador da Alphacode, empresa de desenvolvimento de soluções digitais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *