Tags x Meta-tags no Opencart em 3 minutos!

Saiba como utilizar as Tags e as Meta-tags de forma correta para melhorar o desempenho de sua loja.

Bom dia pessoal, hoje é sexta feira, dia de falar sobre dicas de usabilidade, seo e interface aqui no blog, e dessa vez quero falar em 3 minutos de um tema simples e que diversas vezes se torna um ponto de confusão para administradores de lojas que utilizam a plataforma Opencart, trata-se do uso de Tags e de Meta-tags.

 Tags x Meta-tags

As meta-tags

Apesar de gerar alguma dúvida essa é uma questão muito simples, as meta-tags são palavras que definem o conteúdo da página e que serão utilizadas pelos buscadores (Google, Bing) para indexar o seu site, ou seja quanto mais descritivas melhor.

Veja a definição do W3c para as meta-tags:

The <meta> tag provides metadata about the HTML document. Metadata will not be displayed on the page, but will be machine parsable.

Ou seja é um conteúdo destinado a leitura por máquinas e não aparecerá no conteúdo da página, desta forma preocupações com formatação e etc são desnecessárias, sendo o foco principal a contextualização do conteúdo.

As tags do Opencart

Talvez o ponto principal de dúvida seja o nome adotado pelo Opencart, pois as tags do sistema nada mais são do que uma taxonomia que agrupa produtos que tenha alguma relação, por exemplo: Você possui uma loja de roupas, em quer exibir produtos relacionados ao inverno, ao invés de criar uma categoria Inverno você simplesmente utiliza uma TAG com o nome inverno em todos os produtos que tem relação com esta tag.

Desta forma todos os produtos serão agrupados em uma url própria, e o link para as tags que o produto participa será exibido no rodapé da página de produto, de forma similar ao que ocorre no sistema WordPress.

É isso simples e fácil, meta-tags buscador, tags agrupamento, e você aproveita melhor sua loja Opencart, até sexta que vem com mais dicas de usabilidade e SEO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *