5 coisas que você não sabia sobre o Opencart

Conheça um pouco mais sobre o Opencart, plataforma de comércio eletrônico que não para de crescer

Olá leitores, depois de um longo inverno, estou de volta ao blog e com força total e para começar quero trazer pra vocês um texto rápido com 5 coisas que você provavelmente não sabe sobre o Opencart, minha plataforma de e-commerce favorita.

Mas antes leia algumas dicas que já trouxe aqui no blog sobre o Opencart:

Vamos as curiosidades?

Você pode apagar os produtos da sua loja Opencart,

Muita gente tem dúvida sobre apagar ou não produtos de sua loja virtual com receio que seja perdida a referência para pedidos antigos e que envolvam tais produtos.

Keep Calm! O Opencart salva praticamente todos os dados do produto e do cliente na tabela order que é destinada ao armazenamento de pedidos, desta forma mesmo que o produto seja removido a referência não é perdida.

É possível atualizar o sistema sem grandes problemas,

Outro mito esta na possibilidade de atualização do sistema, apesar do opencart não possuir uma forma de atualização simples como o WordPress a ferramenta pode sim ser atualizada sem grandes impactos, desde que o desenvolvedor tenha tido o cuidado de não mexer em arquivos do core do sistema e também não tenha alterado tabelas do sistema.

Para aprender a alterar o sistema sem “quebrar” o core veja esse post aqui sobre o VQmod.

O sistema praticamente não atualiza dados no banco (No UPDATE),

Não sei o que aconteceu com o pessoal que desenvolveu o sistema mas parece que eles não conheciam o comando update do SQL.
Praticamente todas as atualizações de dados do sistema passam por remover o conteúdo e inserir novamente, isso vale para produtos, endereços, etc… Bizarro

Dá pra melhorar performance,

Eu gosto muito do Opencart, mas ele não é muito legal com os servidores, claro, nada que se compare com o Magento que é um elefante, mas a falta de updates e uma modelagem de dados muito digamos discutível, tornam o sistema um pouco exigente em questões de hardware.

Uma boa forma de melhorar isso é realizar um tunning em seu banco de dados, criando índices e tomando cuidado com a quantidade de atributos, categorias e opções de produtos.

Não existem chaves estrangeiras

Por incrível que pareça o banco de dados do Opencart não possui chaves estrangeiras ou seja se você apagar um dado diretamente no banco de dados, coisa que desenvolvedor adora fazer, você provavelmente vai ficar com vários dados “sobrando” no banco.

Um exemplo, se você apagar um produto, o banco não irá remover suas referências de categoria, atributos e etc…

Solução para isso: ou você nunca apaga nada direto no banco de dados, ou investe um tempo criando todos os relacionamentos do banco 🙂

É isso essas são algumas curiosidades do sistema, lembrando que elas valem para a versão 1.5.1 do Opencart, em versões mais recentes isso pode ter mudado, ou não 🙂

Até a próxima

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *