Como liberar espaço em disco no Mac Os?

Saiba como liberar espaço em disco em máquinas que rodam o sistema operacional da Apple

Bom dia pessoal, hoje quero trazer para vocês uma dica que tive que aprender na marra nos últimos dois dias. Como alguns sabem utilizo no meu dia a dia um Macbook Air como máquina principal, é uma máquina ótimo com um único porém o espaço em disco é muito reduzido devido ao custo alto de discos SSD.

Utilizo essa máquina todos os dias a mais de um ano e este fim de semana recebe o alerta que o disco de 128 GB tinha apenas 1 GB livre e eu deveria tomas atitudes antes que a maquina trava-se.

Bom fiz aquelas limpezas naturais:

  • Apagar aplicativos que não uso
  • Remover fotos
  • Remover músicas do iTunes (Mantendo apenas no iCloud)
  • Apagar arquvios de pouco uso
  • Ativar o sinc seletivo no Dropbox

Porém fazendo tudo isso liberei apenas 20 gb de espaço, e não conseguia entende aonde estavam sendo utilizados os 100Gb restantes do disco, devido a isso comecei a buscar no sistema formas de ganhar mais espaço, e descobri duas coisas interessantes que não sabia e agora compartilho com vocês.

[O CHROME ESTAVA COM MAIS DE 3GB]

Quando fui analisar o tamanho dos softwares que utilizo descobri que o Chrome tinha mais de 3GB o que não tem nenhuma lógica, analisando os arquivos que compõem o browser descobri, ele salva todas as versões antigas dele mesmo após as atualizações, ou seja, eu tinha todos os releases do Chrome de 1 ano na máquina.

Para resolver isso existem duas soluções:
1 – Remover o Chrome e reinstalar
2 – Em aplicações clique com o direito sobre o Chrome e clique em Show Package Contents, feito isso abra a pasta Contents > Versions e apague todas as versões antigas.

[O SISTEMA TINHA 50 GB DE LOGS]

É isso mesmo o Montain Lion estava armazenando mais de 50gb de arquivos de LOG o que consome quase metade do disco.

Bom para remover esses arquivos confesso que penei um pouco, pois simplesmente deletar os mesmos não resolve, todas as vezes que tentei o sistema ficou instavel e travou.

Para resolver isso encontrei um software chamado Onix que você pode baixar aqui com ele é bem simples selecionar os arquivos de log que deseja remover e assim liberar espaço em disco!

É isso espero que as dicas sejam úteis e até a próxima!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *