Como funciona o VQmod no Opencart?

Saiba como funciona o VQmod no Opencart e como ele vai facilitar a sua vida na customização desta plataforma

VQmod no Opencart
VQmod no Opencart

Bom dia pessoal, terça-feira, dia de colocar a mão na massa aqui no blog e falar de código na prática, hoje eu vou dar segmento a série de posts que venho fazendo (1), (2), sobre a plataforma de comércio eletrônico Opencart e como eu prometi na semana passada, hoje eu vou explicar pra vocês: como funciona o VQmod, e como ele ajuda a facilitar a vida do desenvolvedor que trabalha com o Opencart.

O que é o VQmod?

Conceitualmente é uma idéia muito simples, você criar pequenos patchs para os arquivos php do core da ferramenta, porém agrupa os mesmos em um arquivo XML localizado na pasta do VQmod, sempre pontuando qual arquivo deseja alterar, o ponto de início da alteração e se deve ser feita via replace, ou incluindo código antes ou depois do ponto de alteração.

Feito isso o VQmod no momento da execução do PHP original, aplica o Patch e cria uma nova versão do arquivo que é salva em CACHE e sempre que o arquivo é executado o Apache vai utilizar a versão de cache e não a original, dessa forma você pode alterar os arquivos do core do sistema, sem efetivamente altera-los.

Porque utilizar o VQmod no Opencart?

Infelizmente o Opencart não conta com um sistema adequado de atualização ou customização, desta forma os desenvolvedores sempre que desejam atualizar a plataforma, tem como único meio para isso: copiar os arquivos novos sob os antigos, perdendo desta maneira todas as customizações realizadas e/ou melhorias no core da ferramenta.

É justamente para melhorar esse cenário que surge o VQmod como forma de encapsulamento e separação das customizações criadas pelo desenvolvedor, da parte atualizável do sistema, permitindo assim atualizações menos traumáticas.

Como instalar o VQmod no Opencart?

A instalação do módulo, por assim dizer é bem simples, basta baixar o pacote aqui, e descompactar na raiz da sua aplicação, após este passo, acesse pelo navegador a pasta de instalação, onde será necessário dar permissão de escrita nos arquivos indexes da plataforma, além de permissão na pasta de cache do módulo, ou seja em dois minutos você realiza a instalação. Feito isso é só escrever os XML de alterações.

Outras implementações do VQmod

Segundo a equipe de desenvolvimento do projeto, o mesmo não foi desenvolvido exclusivamente para Opencart, podendo ser aplicado a qualquer plataforma MVC escrita em PHP com apenas alguns ajustes, e já existem implantações para phpbb e cmsmadesimple, e em breve outras surgirão.

Aproveitando, o pessoal do Surgimento, fez um vídeo explicando passo a passo como funciona o VQmod, vale a pena dar uma olhada.

É isso pessoal, até terça-feira que vem com mais dicas sobre o universo do comércio eletrônico, colocando a mão na massa no desenvolvimento de soluções.

Um Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *