Descubra aonde você gasta seu tempo com RescueTime

Conheça o RescueTime, descubra onde você gasta seu tempo online e defina metas para aumentar sua produtividade

Olá pessoal, início de semana e hoje é dia de falar sobre produtividade aqui no blog, se você não leu ainda, semana passada eu falei sobre o Emmet e como ele pode aumentar a produtividade de quem trabalha com desenvolvimento de software, mas hoje vou falar de uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer profissional que fique muito tempo no computador, independente de sua área de atuação o RescueTime.

O que é o RescueTime?

O RescueTime é um serviço que acompanha todo o tempo que você passa utilizando seu computador e loga quanto tempo você passou realizando cada tarefa, navegando em sites, respondendo emails, ou “rolando” a timeline do Facebook.

Como funciona o RescueTime?

O funcionamento do software é bem simples, basta você fazer o download do agente/software no site da empresa e instalar em seu com computador em poucos passos.

Depois da instalação e do acompanhamento realizado pela ferramenta você passa a contar um dashboard com uma série de gráficos e dados que vão te ajudar a conhecer aonde você esta gastando tempo quando está no computador, podendo assim ajustar seu comportamento afim de obter maior produtividade, outro ponto interessante é que você pode classificar atividades e sites como produtivos ou não o que aumenta a personalização e acerto dos relatórios.

Veja um exemplo do Dashboard abaixo:

RescueTime Dashboard
RescueTime Dashboard

Além do Dashboard você conta com o sistema de metas, por exemplo você pode definir que quer passar pelo menos 4 horas diárias em atividades altamente produtivas e o RescueTime vai lhe avisar através de alertas em seu próprio sistema se você por acaso não estiver cumprindo sua meta.

Outra funcionalidade interessante é o resumo semanal que você recebe por email, comparando essa semana com a anterior e demonstrando sua evolução, ou não 🙂 Outra funcionalidade muito interessante é o modo “focado” que você pode ativar no próprio cliente, você define o período em minutos e durante esse tempo todos os sites não produtivos são bloqueados em seu computador, ou seja tratamento de choque.

O O RescueTime está disponível de forma individual ou para times, existem planos gratuítos e pagos que te dão mais funcionalidades e histórico de gravação de tarefas, mais informações você encontra no site https://www.rescuetime.com.

Veja abaixo o vídeo de apresentação:

É isso pessoal, até semana que vem com mais dicas de produtividade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *