Inteligência artificial forte – (Strong AI)

Conheça um pouco sobre o conceito de Inteligência artificial forte e como pensam os seus defensores.

Olá pessoal! Quarta-feira dia de continuar a nossa série sobre inteligência artificial  que iniciei na semana passada com alguns conceitos básicos, se você ainda não leu, leia aqui. Mas vamos ao assunto de hoje…

Os estudiosos da área de inteligência artificial, se dividem em duas linhas os que defendem a inteligência artificial forte (Strong AI) e os que defendem a inteligência artificial fraca (Weak AI), hoje vou falar um pouco sobre a primeira linha que foi definida pela primeira vez John Searle‘s em 1980 durante seu argumento da sala chinesa (que abordarei no próximo artigo).

Os  defensores da inteligência artificial forte (Strong AI), acreditam e defendem a hipótese de que a inteligência artificial irá em algum momento se igualar e posteriormente superar a inteligência humana, esta abordagem tem como seu principal argumento teste de Turing, que uma vez transposto pode definir um sistema computacional como inteligente.

Teste de Turing

É um teste proposto por Alan Turing em 1950 e que em sua teoria seria capaz de identificar o momento em que um sistema se tornasse realmente inteligente, na abordagem original do teste um humano deve conversar por interface de texto (teclado), com um ser humano e uma máquina programada para se comportar de forma humana, quando o usuário do sistema não conseguir distinguir mais a maquina e o humano, pode se dizer que o sistema é de fato inteligente.

Um exemplo do teste pode ser visto na ilustração abaixo:

Teste de Turing - Inteligência artificial forte
Teste de Turing – Inteligência artificial forte

No vídeo abaixo você pode ver um exemplo do teste sendo explicado e aplicado:

Um ótimo exemplo de sistema construído em português para ultrapassar o teste de Turing é o Sete Zoom que esta programado para interagir como um ser humano http://www.inbot.com.br/sete/, vale a pena testar, veja um exemplo de conversa no print abaixo, outro exemplo mais recente é a Siri sistema de iA da Apple que não atingiu ainda o nível desejado pelo teste mas caminha a passos largos para esse objetivo.

Inbot - iA forte brasileira
Inbot – iA forte brasileira

Outro pronto que dificulta a definição de inteligência artificial forte e fraca esta na própria definição do termo inteligência que é bem controverso, e dentre as definições mais aceitas temos:

  • Capacidade de aprender
  • Consciência
  • Planejamento
  • Razão
  • Capacidade de comunicação

Desta forma um sistema que carregue qualquer uma das características relacionadas a inteligência pode ser considerado um sistema de inteligência artificial, mesmo que não consiga atender a todas estas características.

É isso pessoal, alguns conceitos importantes para um bom entendimento teórico do assunto antes de entrarmos na prática dos mesmos, no próximo artigo vou trazer as idéias da inteligência artificial fraca (Weak AI) e como pensam seus defensores.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *