Html5 passo a passo – parte 1

Saiba o que é o Html5 passo a passo, e conheça todos os detalhes dessa tecnologia que vem revolucionando a forma como desenvolvemos sites.

Sexta feira, dia de falar de usabilidade e interface aqui no Blog, hoje o post demorou mais do que o normal para ser publicado por que o dia foi bem corrido, mas vamos ao que interessa Html5 passo a passo.

Semana passada eu falei para vocês sobre como criar um layout responsivo utilizando o Skeleton framework, em um passo a passo sobre como baixar instalar e criar seu projeto em cima deste framework, se você ainda não leu não perca tempo e leia agora!

Mas hoje vou iniciar uma série sobre HTML5, onde pretendo explicar em detalhes os conceitos por tras dessa nova especificação da linguagem html, além dos detalhes sobre os novos elementos, como funcionam e como podem ser utilizados, sempre com exemplos práticos.

HTML 5
HTML 5

O que é o HTML5?
Na década de 90 foi desenvonvida a especificação da linguagem de marcação HTML4, de lá pra cá muita coisa achonteceu, a tecnologia mudou, os navegadores evoluiram e se mostrou necessária uma atualização da especificação, e essa atualização deu origem ao HTML5.

Todavia a especificação criada pelo W3C ainda não se encontra finalizada ou indicada como padrão, uma vez que nenhum navegador ainda possui suporte completo a todas as suas definições, a previsão para que isso aconteça nesse momento é 2014

Quais são as vantagens do HTML5?

As principais vantagens desta especificação do HTML são:

* Seus novos recursos baseados na utilização do DOM
* Maior facilidade para identificar e corrigir erros de codificação
* Maior compatibilidade entre plataformas diferentes (Mobile/Desktop)
* Menor necessidade de plugins (Flash)
* Utilização da linguagem MathML
* Utilização da linguagem SVG
* Inclusão de uma série de novos elementos
* Remoção de elementos desnecessários ou obsoletos

Essas são apenas algumas das centenas de vantagens dessa nova especificação, e que vou entrar em detalhe nos próximos artigos da série.

Por hoje é só, sexta-feira que vem eu volta para falar sobre as novas APIs que foram inclusas nessa nova especificação. Até lá!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *