Você sabe o que é o Glonass?

Pouco conhecido o Glonass pode melhoras os resultados das aplicações de localização via satélite

 

Pouca gente conhece ou já ouviu falar sobre o Glonass, e confesso que até a semana passada não sabia de sua existência. A todo momento utilizamos a tecnologia GPS, criada pelos E.U.A em 1972 que basicamente funciona com base em uma rede de satélites que inicialmente foi construída para o uso militar e posteriormente foi disponibilizada para o uso civil.

Entretanto o sistema GPS não é o único sistema de localização em funcionamento atualmente, a segunda opção é exatamento o Glonass, sistema de localização desenvolvimento e mantido pela Russia desde 1976, claro, também criado com fins militares e depois disponibilizado ao público.

Esse sistema passou diversos anos sem receber muita importância do governo Russo, porém o cenário mudou e o sistema foi melhorado em sua última versão o Glonass-K, a vantagem do sistema é ser gratuíto e com resolução máxima, o que não é oferecido pelo sistema americano.

Satélite Glonass K
Satélite Glonass K

Mas e como usar o Glonass?

Bom, devido a uma jogada russa, os smartphones que possuirem o sistema nativamente receberão benefícios fiscais na terra da Vodka, dessa forma muito aparelhos, como o iPhone 5, já trazem a tecnologia embutida e com alternancia automática entre as redes, o que aumenta e muito a cobertura do sinal e precisão do mesmo.

Ou seja você vai ser beneficiado utilizado dois sistemas simultaneamente e que inicialmente foram criados como competidores.

Veja na figura abaixo a cobertura das duas redes de forma simultânea, e como o uso complementar das redes pode melhorar os resultados de localização.

Gps + Glonass
Gps + Glonass

Vejo o vídeo abaixo com um pouco mais sobre o sistema integrado nos celulares e devices Qualcom equipados com Snapdragon e como os sistemas funcionam de forma complementar.

Além desses dois sistemas existem mais dois em desenvolvimento, um pela União Européia e outro pela China, que se forem integrados aos sistema elevarão a capacidade de localização a centímetros.

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *