O que é Parallax design? Exemplos…

Bom dia pessoal, sexta feira, dia de falar de Usabilidade e Interface por aqui, mas antes de começarmos que tal você dar uma lida nos últimos posts sobre Media Queries  e sobre Layout responsivo? Bom vamos ao assunto do dia…

Parallax design, o que é? De onde surgiu? Como funciona?

O conceito de Parallax design ou Parallax scrolling é sem dúvida mais uma daquelas tendências do design de interface que surgem como algo novo e inovador mas que na verdade é baseado em conceitos muito antigos adaptados a tecnologia atual. Neste caso o conceito data dos anos 40 quando começou a ser utilizado na produção de animações como o exemplo abaixo:

Ilusão de ótica

No caso do Parallax na animação tudo não passa de uma técnica de ilusão de ótica onde os layers/camadas da animação se dão em velocidades diferentes o que nos dá uma impressão de profundidade na animação.

Esta técnica é amplamente difundida e utilizada no mercado de games desde o início dos anos 80 e nos últimos anos chegou ao design  de interfaces para internet onde apresenta resultados muito interessantes para objetivos bem definidos.

No vídeo abaixo você pode ver alguns exemplos da aplicação da técnica de Parallax Scrolling em games do NES

Bons exemplos do uso de Parallax Design na internet

É fácil encontrar na internet dezenas de bons exemplos da utilização do efeito Parallax na internet, mas vou listar abaixo alguns que valem a pena conhecer:

E como implementar o Parallax Design na WEB?

Calma “pequeno gafanhoto”, isso eu vou explicar nas próximas semanas, quando vou trazer aqui um tutorial sobre como implementar Parallax desgin na prática.

Por hoje ficamos por aqui, veja os vídeos abaixo sobre o Parallax Design e até a semana que vem.

Parallax em vídeo

Parallax na web

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *