Como reduzir imagens em lote no Mac OS usando Automator

Como reduzir imagens em lote no Mac OS usando Automator, passo a passo.

Saiba como economizar muito tempo ao reduzir imagens em lote utilizando o Automator do Mac OS

Bom dia pessoal, primeiramente quero deseja uma boa semana a todos os leitores, e como hoje é segunda feira, é dia de trazer dicas de produtividade aqui no blog como as que trouxe na semana passada, se você não leu não perca tempo e leia aqui

Mas vamos ao assunto do dia, como reduzir imagens em lote, em 2008 quando eu ainda usava Windows e Photoshop eu fiz um post aqui explicando como reduzir as imagens em lote utilizando o software da Adobe , já em 2009 eu trouxe uma dica para reduzir imagens diretamente ela WEB através do resizeimage.org

E hoje vou ensinar como fazer esse tratamento de imagens em lote diretamente no sistema da Apple, vamos lá?

Passo 1: Vamos utilizar o Automator, um dos softwares mais antigos existentes no MAC OS, para encontra-lo basta digitar Automator no finder.

Como abrir o Automator
Como abrir o Automator

Passo 2: Iremos criar um “Workflow” ou fluxo de trabalho, esses são pequenos programas criados via automator, para criar clique em file > new e escolha workflow

reduzir imagens em lote
reduzir imagens em lote

Passo 3: Agora você deve escolher no menu lateral os passos que seu fluxo de trabalho deverá seguir, selecionando o tipo de ação e definindo os parâmetros de execução o que neste caso será: (Sempre dê dois cliques na opção para mover ao fluxo)

  • Files & Folders > Get selected Finder Items (Responsável por abrir as imagens)
  • Photos > Scale Images (Responsável por redimensionar, nessa ação você deve definir o tamanho que deseja para a imagem)
  • Files & Folders > Copy Finder Items (Responsável por salvar as imagens)
Feito isto o processo é muito simples, basta abri o finder do seu sistema, selecionar as imagens que serão reduzidas e voltar ao Automator e clicar no botão Run que existe no canto superior.
Run Automator
Run Automator
Pronto! Imagens redimensionadas salvas! Se você teve alguma dificuldade na criação eu estou deixando abaixo um link para download  do fluxo pronto aqui.
É isso pessoal, até a semana que vem com mais dicas para aumentar sua produtividade!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *