Você poderia ser uma empresa?

Dentro de alguns dias terei o prazer de ministrar uma palestra na Universidade Anhembi Morumbi, sobre um tema que julgo de extrema importância no mundo competitivo que vivemos a qual dei o título de “Digital Personal Brand”, o que em uma tradução livre seria algo como “Marketing Pessoal Digital” um assunto que a algum tempo venho pesquisando e creio que seja uma das peças chave para o sucesso pessoal de muita gente.

Apesar disso o motivo desse artigo esta um pouco antes do marketing pessoal, pois o marketing é apenas uma das áreas de ação de “você como empresa”.

Você como empresa.

Essa é uma idéia que vem martelando minha cabeça a algum tempo, aliás desde que comecei a estudar a gestão estratégica de empresas, analisando como uma empresa de sucesso se organiza e cuida de diversos assuntos podemos tracar um paralelo com a nossa gestão pessoal, e aplicar alguns princípios destinados as empresas em nosso dia a dia com resultados muito interessantes.

Uma empresa de sucesso tem foco em áreas estratégicas que posso elencar como:
Gestão do conhecimento
Gestão de contatos e relacionamento
Gestão de marketing
Gestão financeira
Gestão legal e jurídica
Gestão de vendas e entregas.

Em uma visão simplista as áreas acima podem centralizar muito do estudo da gestão de empresas, e analisando cada um deles podemos traçar um paralelo com a nossa gestão pessoal.

Pretendo nos próximos dias iniciar essa discussão por aqui em uma série de artigos onde vou abordar cada uma dessas áreas e como os conceitos e principalmente as ferramentas aplicadas as empresas podem sim ser utilizadas em nossas vidas com resultados muito interessantes.

Apenas para pensar, se você fosse uma empresa, hoje, como está seu marketing? seus produtos vendem bem? você entrega o que vende? consegue gerenciar bem o relacionamento com seus clientes? sabe contratar? e as finanças, esta batendo suas metas?

Com esse material vou montar boa parte do que vai ser discutido nas palestras então espero opiniões e contribuições.

O que você acha dessa idéia?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *