A importância da cultura organizacional nas empresas brasileiras.

Em um cenário de grande crescimento econômico, aumento sensível da demanda por produtos e serviços, e escasses de mão de obra qualificada disponível, o estudo, compreensão e melhoria da cultura organizacional se torna assunto de primeira ordem para as empresas brasileiras de todos os portes.

Mas o que é a cultura organizacional?
Basicamente, podemos definir a cultura de uma empresas em: “como as coisas são feitas”, em outras palavras como a empresa lida com as questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta direta e indiretamente os resultados da organização.

Como identificar a cultura de uma empresa?
Para se chegar a uma avaliação correta sobre como uma empresa construiu e mantém uma cultura, devemos nos atentar a alguns pontos:

  • Conhecer a história da empresa, como os fundadores pensam, quais seus valores e motivações.
  • Pesquisar como foram solucionadas questões críticas, como a organização enfrentou crises ou fusões anteriores?
  • Avaliar como ocorre a seleção e a inclusão de novos membros a organização, a organização tem dedicado atenção abusa de profissionais que possuam os mesmos ideais da companhia? E tem dedicado tempo para treinamento/adaptação/inserção destes?
  • Conhecer as políticas de recursos humanos, como são tratadas as questões humanas pela empresa, existem outros motivadores além dos financeiros a disposição dos membros da organização?
  • Entender e avaliar o processo de comunicação interno e externo da organização, a organização se comunica de forma clara, objetiva e transparente com clientes e membros?

A importância de um bom clima organizacional, pode ser medida de forma muito clara e objetiva, através da motivação e produtividade dos participantes, de baixos índices de absenteísmo e rotatividade.

Também deve ser destacada a criação da cidadania organizacional, fruto de uma bom clima organizacional, proporcionado por uma cultura que alcance os ideais da maior parte dos colaboradores, desenvolvendo nos próprios os sentimentos de respeito e cooperação na busca de objetivos coletivos.

Contudo, podemos concluir que ao tornar todos estes traços fortes e claros a organização conseguem mostrar aos membros, quem ela é, e como as coisas funcionam o que permite ao membro tomar uma decisão acertada em colaborar ou não com a organização.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *