Folha chega ao Ipad domingo

O jornal Folha de S.Paulo promete uma série de mudanças para este final de semana, a começar no próximo domingo quando a Folha Online passará a ser Folha.com. Já na segunda-feira, o jornal chega às bancas remodelado. O Grupo Folha promete “mais notícias, desenho novo e uma participação maior do leitor na internet”. Prova de que o impacto da tecnologia na comunicação é cada vez mais evidente.

Entre as mudanças estão: a ampliação do conteúdo editorial em 30% e espaço duplicado para vídeos, fotos e áudios. Assim, a página de entrada contará com cerca de 400 links atualizados ao longo do dia. A Folha promete facilidade na navegação e avisos aos internautas sobre notícias recentes.

Quadros indicarão o que de mais importante aconteceu “Pelo Brasil” e “Pelo Mundo”. As manchetes mudarão durante uma mesma visita. E o leitor terá maior integração com o conteúdo através da seção “Opine Aqui”.

A Folha investirá em opinião. Serão 27 novos colunistas, entre eles, o empresário Eike Batista, a atriz Fernanda Torres (que terá coluna especial no período das eleições), a jornalista Barbara Gancia, e a aposta no cartunista João Montanaro, de apenas 14 anos, que terá seus desenhos levados para a prestigiada página dois do jornal. Os grandes nomes do jornal continuarão com seus espaços. O jornal pretende ter cerca de 100 colunistas, o que o levará ao posto de um dos recordistas mundiais em espaços de opinião.

O jornal também ganhará uma versão para o iPad, da Apple. Além disso, as redes sociais – que no Brasil atraem 86% dos internautas – ganharão conteúdo da Folha. O perfil @folhaonline do Twitter, por exemplo, publicará notas curtas sobre as principais notícias, 24 horas por dia.

Todas as mudanças procuram realçar a identidade entre as plataformas on-line e papel da Folha. São resultado da recente fusão das equipes, que antes produziam separadamente as duas versões.

“A ideia é fazer da Redação um centro captador de notícias operante 24 horas por dia. Independentemente de onde as reportagens sejam publicadas, elas trarão a qualidade do jornalismo da Folha e respeitarão os mesmos princípios editoriais de independência, apartidarismo, pluralismo e jornalismo crítico”, diz o editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila.

Os textos do jornal impresso remeterão a um complemento na Folha.com, que, por sua vez, publicará notas anunciando reportagens exclusivas do papel no dia seguinte. A Folha Online é hoje o site de jornal mais visitado do Brasil, com cerca de 230 milhões de páginas vistas por mês.

Tecnologia transforma a comunicação

As mudanças da Folha comprovam um tendência dos impresso: é preciso mudar para se adequar às exigências dessa nova sociedade que passa horas de seus dias conectada. A Folha se unirá aos impressos O Estado de S.Paulo e O Globo que já disponibilizam suas versões para o iPad.

No início de abril, os principais jornais norte-americanos se pronunciaram sobre o tablet da Apple e as mudanças na comunicação que seu lançamento possibilita. Segundo o Wall Street Journal, “esta magnífica nova ferramenta de plataforma digital da Apple pode modificar a informática portátil profundamente e competir com os computadores portáteis”. Já o USA Today considerou que “o iPad reescreve as regras do jogo”.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *