O que é Adobe Air? E por quê utilizar?

Picture 1

O objetivo deste post é tentar explicar um pouco mais do que se trata a tecnologia Air da Adobe, e quais as oportunidades que ela traz as empresas e aos usuários.

O Air começou a ser desenvolvido em 2007, ainda sobre o codinome Apollo tendo seu lançamento oficial em fevereiro de 2008, ou seja, a pouco mais de um ano.

Basicamente o Air possibilita que aplicações nativamente desenvolvidas para a Web, possas ser portadas para o desktop, possibilitando uma gama maior de possibilidades sem as restrições do browser.

Dentre as vantagens da plataforma cito como mais importante:

É multi-plataforma, ou seja não importa se seu cliente usa Windows, Mac ou Linux, a aplicação vai funcionar.

Pode funcionar Off-line, e com isso você pode criar aplicações como um leitor de email que sincroniza quando se conecta a web

É integrado ao Dreamweaver ao Flash e ao Flex, ou seja com algumas poucas alterações, aquela aplicação web vira uma aplicação desktop.

Você não precisa se preocupar com a compatibilidade de browsers, liberando a criatividade dos designers para criação de interfaces geniais.

É atualizável, ou seja a cada nova versão de sua aplicação, os usuários serão avisados e podem atualizar a APP.

Estas, são algumas das vantagens, para desenvolvedores e clientes, algumas boas aplicações já foram feitas como:

Ebay Desktop

TwitterDeck

Aol Top 100

Você pode baixar boas apps no Adobe MarketPlace

Mas, no Brasil ainda estamos em um ritmo lendo para adoção da tecnologia, pretendo aqui no blog incentivar o uso da tecnologia divulgando links, apps e tutoriais!

Seja Air você também!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *